Ensino Superior
Aberta licitação para compra de dez ônibus na UFPel
Resultado do processo licitatório será conhecido no mês de março
Paulo Rossi -
O projeto de dar vida ao campus do Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) à noite está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Está aberta a licitação para compra dos dez ônibus que irão permitir o transporte de alunos ao município vizinho, no terceiro turno. O resultado do processo licitatório deve ser conhecido em 9 de março. A verba para o investimento está garantida: há R$ 1,2 milhão reservados para aquisição dos veículos.
A fase daqui para frente será de planejamento. A expectativa é de que, em algumas Unidades, possam crescer as atividades noturnas já no primeiro semestre letivo de 2018, a partir de 26 de março. É o caso do Instituto de Física e Matemática (IFM), que desde 2010 tem defendido a ideia de valorizar a estrutura do campus e realizado atividades à noite, em geral, concentradas em dois dias da semana, para facilitar o agendamento prévio do transporte de apoio, nem sempre disponível.
É um percalço que, com a frota de ônibus ampliada, não teria mais razões para ocorrer. "A fase é de planejamento e de definir estratégias, ouvindo alunos e cursos", destaca o diretor do IFM, Willian Barros. Disciplinas que costumam ser reofertadas à noite, em Pelotas, estão entre as principais alternativas para dar movimento às salas do campus do Capão do Leão; várias delas amplas - com capacidade para até 70 estudantes - e climatizadas. Sem falar nos laboratórios.
O fato de o Instituto atender 11 Unidades Acadêmicas e cerca de 35 cursos; parte deles também concentrados no Capão do Leão - como Veterinária, Agronomia e Biologia - deverá facilitar as negociações para definir novos horários.
Próximos passos
Duas medidas principais serão desencadeadas, após a definição de qual empresa irá comercializar os ônibus à UFPel. O contrato com a terceirizada que já presta serviços de transporte à universidade será ampliado. A estimativa é de que mais 20 motoristas sejam contratados. A Reitoria também precisará ir em busca de recursos para cobrir o custo extra.
"O MEC autorizou a compra dos ônibus. O Ministério do Planejamento também está acompanhando. Agora só precisamos negociar a liberação de recursos para manter o serviço", afirma o reitor Pedro Curi Hallal, pronto à etapa de tratativas. Os benefícios que estão por vir com o campus do Capão do Leão em funcionamento à noite entusiasmam - admite. E projeta espaços desafogados para o ensino e um cenário favorável também ao desenvolvimento de programas de pós-graduação, que ganharão um turno a mais para as atividades.
Saiba mais
* 10 ônibus serão adquiridos
* Os veículos, usados, terão vida útil de aproximadamente dez anos
* R$ 1,2 milhão serão investidos - a verba está garantida
* Com os ônibus à disposição estaria superado o principal empecilho para o campus do Capão do Leão funcionar à noite
* A estimativa é de que cerca de 2,4 mil alunos devem ser atendidos pela nova frota
* O transporte ao campus será gratuito
* A expectativa é de que outras melhorias, como iluminação e ampliação do horário do Restaurante Universitário (RU) do campus do Capão do Leão venham a reboque. O fim das obras da biblioteca também é imprescindível.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário